Paula Santana
Paula Santana é jornalista e atua em redação há 20 anos. Esteve nos grandes jornais de Brasília, especialmente nas editorias de cultura, entretenimento e luxo. Especializou-se em moda e lifestyle. Idealizadora e fundadora da GPS|Brasília, desde 2011 está à frente do departamento editorial do site e revista, onde responde como diretora de Conteúdo.

Romance de youtuber

Christian Figueiredo lança livro em Brasília na próxima quinta-feira, 7. Em entrevista ao GPS|Brasília, o youtuber e escritor comenta sobre a obra e projetos futuros

Não espere por um enredo autobiográfico. Em Um coração maior que o mundo, livro que Christian Figueiredo lança nesta quinta, 7, em Brasília, quem dita os rumos da história é uma espécie de alter ego do youtuber e escritor. Primeiro romance do jovem conhecido pelos vídeos publicados no YouTube, a obra narra as desventuras de protagonista com hábitos estranhos: é tímido, calado e não tem nenhuma conta nas redes sociais.

As diferenças com o autor são gritantes. Apenas no YouTube, os vídeos divertidos de Christian foram assistidos por  1 bilhão de pessoas - número que não para de crescer. É justamente esse o propósito do catarinense de 23 anos. "Apesar do personagem principal se chamar Chris, ele é totalmente o oposto de mim. É um lado meu que nunca desenvolvi e trago para o público. Muita gente comprou meus primeiros livros porque os associavam a minha vida. Agora, estou indo além do público que me conhece por meio da web para pessoas que nunca me assistiram. Queria conquistar o leitor com algo que não trouxesse diretamente o meu nome", afirma, em entrevista ao GPS|Brasília

Se, em Eu fiko loko (homônimo ao canal no Youtube), de 2015, a experiência na escrita se resumia a crônicas rápidas, no terceiro livro há um amadurecimento literário. "É um romance com 200 páginas corridas. Foi um desafio", relembra. Movido por superação, o jovem antecipa as novidades para 2018: uma websérie está sendo roteirizada e deve ser gravada a partir do próximo ano. É uma espécie de extensão da boa experiência nos cinemas.
 

Lançar-se como escritor é uma válvula de escape da rotina como youtuber ou uma maneira de se diferenciar da concorrência?
Na verdade, é uma forma expor meus conhecimentos. Qualquer um pode soltar um vídeo no YouTube. Quando meu canal bateu 1 milhão de inscritos haviam 30 canais com a mesma marca. Hoje, há mais mais de 400. Há muita gente produzindo e lançando coisas. Por isso, fico feliz de ter sido o primeiro a lançar um livro e, depois de mim, muitos youtubers lançarem também.

Se sente um pioneiro?

Tudo aconteceu porque rolou um "flow", as editoras começaram a perceber um mercado que não existia. Demos um passo que muitos não deram em setores que já visava desde cedo. E agora estou me consolidando em outras áreas, não só na internet. Participei de um filme. Era só um menino publicando na web e, agora, pude me dedicar por um ano nesse livro, dos primeiros esboços até chegar ao produto final, sem saber se dará certo, se será um best-seller, quanto tempo vai demorar para pegar… Com o vídeo é instantâneo, você sabe se deu certo ou errado. Com o impresso você demora a ter uma crítica. É um processo.
 

Assim como o protagonista, também chamado Chris, também tem vontade de se desconectar?
Total. Meu canal foi criado há oito anos. Desde os 12 anos eu publico nessa plataforma. Estou há mais de uma década divertindo as pessoas com as minhas "bizarrices". Também tenho o meu lado offline. Mas nunca vivi uma crise de criação. Fui fazendo livros, filmes, séries, projetos paralelos… São questões que me movem e acabam virando escapes. Você abre as portas do YouTube e vê que tem um universo de coisas para serem descobertas. No entanto, aquela não é a porta final. Sabendo disso, não há conflitos.
 

SERVIÇO

Sessão de autógrafos do livro Um coração maior que o mundo, de Christian Figueiredo

Na livraria Saraiva do Conjunto Nacional

Quinta, 7, às 17h

Entrada franca, mediante retirada prévia de senha a partir desta terça, 5
 


Todos os direitos reservados - 2014
Política de Privacidade
Termos e Condições
Anúncie Conosco:
SHIS QI 05, Bloco F, sala 122, Centro Comercial Gilberto Salomão
CEP 71615-560 - Brasília - DF - Brasil
Telefone: +55 (61) 3364-4512 | Email: info@gpsbrasilia.com.br
{slideshow_baner}